O terceiro terrário urbano de Porto Alegre foi entregue na tarde desta quarta-feira, 16, em evento com a presença do prefeito Sebastião Melo. O espaço de 448 metros quadrados metros está localizado na avenida Nilo Peçanha, 2626, e chama atenção pela presença de painéis fotovoltaicos, que convertem a luz solar em energia elétrica, com uma estrutura ramificada, semelhante a de uma árvore.
“Valorizo a boa ocupação dos espaços públicos da nossa cidade. Iniciativas como esta mostram que, com parcerias responsáveis, é possível unir desenvolvimento urbano, inovação e sustentabilidade. Esse é o caminho para fortalecer a convivência comunitária e melhorar a qualidade de vida nas cidades” – Prefeito Sebastião Melo.
“Buscamos pelo espírito de desenvolvimento sustentável. Entregas como essa mostram que estamos no caminho. Fomos premiados internacionalmente e pelo Ministério do Meio Ambiente com o projeto dos terrários, que traz vitalidade para o local, com importantes práticas sustentáveis”, disse o secretário do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Germano Bremm.
A empresa Alegrow foi a vencedora da licitação e passa a operar no terrário uma loja de conveniência. ”Foi um projeto que demandou bastante dedicação de parceiros e agradeço a todos pelo empenho. Tenho o privilégio de ser parceiro da prefeitura em algumas iniciativas, contribuindo para uma cidade mais sustentável. Que este espaço seja um ponto de encontro para região”, enalteceu Eduardo Costa, CEO da Alegrow.
As seguintes medidas sustentáveis foram integradas ao terrário da Nilo Peçanha:
1. Plantio de flora nativa gaúcha e ampliação de áreas verdes por meio de projeto paisagístico;
2. Instalação de telhado verde;
3. Utilização de madeira ecológica para o deck e de mobiliário com certificação;
4. Utilização de piso drenante;
5. Disponibilização de paraciclos para incentivo de mobilidade ativa;
6. Uso de materiais recicláveis na construção;
7. Ponto de coleta de resíduos eletrônicos
8. Ponto de coleta de resíduos para horta comunitária
9. Implantação de árvore fotovoltaica para fornecimento de energia limpa
10. Ponto para carregamento de automóvel elétrico
Terrários Urbanos – O projeto da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) transforma áreas públicas ociosas em espaços sustentáveis de lazer, convivência e contato com a natureza, com possibilidade de contrapartida para exploração comercial e de serviços. O valor pago pela outorga é transformado em benefício para a comunidade.
Atualmente, encontra-se em andamento a etapa de análise de viabilidade técnica de terrenos previamente selecionados para possível implantação de novos terrários urbanos. Esta etapa é fundamental para assegurar a adequação dos lotes ao programa, com base em parâmetros técnicos, como disponibilidade de infraestrutura urbana. Foram selecionados terrenos para prosseguimento dos estudos nas zonas central e norte da cidade, bairros Passo da Areia, Praia de Belas e Menino Deus. A próxima área de terrário urbano a ser licitada será na rua Pedro Ivo, bairro Montserrat.