“Por Paula Mascarenhas
Presidente do PSDB -RS
O PSDB do Rio Grande do Sul lamenta profundamente a decisão do governador Eduardo Leite de se desfiliar do partido. A saída de um quadro com sua estatura política, sua trajetória pública exemplar e sua identificação com os princípios do PSDB representa uma perda significativa para a nossa legenda — como seria para qualquer sigla. Eduardo é fruto do PSDB e, desde o início de sua vida pública, esteve comprometido com os valores que construíram a história do partido e que seguem nos inspirando.
Respeitamos sua decisão, tomada num contexto político complexo, que impõe desafios a todos aqueles que defendem a democracia, a responsabilidade com a coisa pública e o equilíbrio institucional.
Reafirmamos, com igual clareza, o compromisso do PSDB com o governo do Estado. Este é o terceiro mandato em que o PSDB liderou o Executivo gaúcho, e todos eles carregam a mesma marca: a firmeza para enfrentar desafios estruturais da máquina pública, a responsabilidade fiscal com equilíbrio das contas e a inovação nos serviços públicos — sempre com sensibilidade social e atenção especial àqueles que mais precisam.
O PSDB tem orgulho de ter sido protagonista desses processos transformadores que recolocaram o Rio Grande do Sul em um novo patamar de desenvolvimento. Continuaremos sendo parte ativa deste projeto, contribuindo com responsabilidade e espírito público.
O PSDB segue em um processo de reflexão e alinhamento, com a firme convicção de que os valores que forjaram sua história continuam atuais e necessários ao Brasil. Continuaremos lutando pelo fortalecimento do centro democrático, pela ética na política e por um projeto de país moderno, justo e inclusivo. Nossa história não se apaga. Ela se renova.
Seguiremos, mesmo que em caminhos institucionais diferentes, compartilhando com o governador Eduardo Leite a defesa da boa política, do diálogo e da construção de soluções reais para os desafios do nosso tempo e trabalharemos com ainda mais afinco para atrair ao PSDB pessoas dos mais diversos segmentos, comprometidas em construir um Brasil digno e justo para todos.”