Com uma palestra instigante sobre os rumos da política e da economia brasileira, o jornalista William Waack abriu oficialmente a programação da Semana S do Comércio na noite desta sexta-feira, 16 de maio, em Porto Alegre. O evento, que tinha inscrições gratuitas, reuniu cerca de 300 participantes na sede do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac. Reconhecido por sua ampla experiência na cobertura de política internacional, Waack compartilhou com empresários, autoridades e lideranças gaúchas uma visão crítica sobre os principais desafios que o Brasil enfrenta diante do cenário global e das fragilidades internas de governança. Os presentes participaram ativamente do encontro, que promoveu reflexões fundamentais sobre o presente e o futuro dos brasileiros.
Logo no início de sua fala, o jornalista analisou o impacto de eventos aparentemente localizados nas cadeias globais de produção e comércio. “Fatos micro ganham dimensão macro. A gripe aviária, por exemplo, é um acontecimento geopolítico de extrema relevância. A redução das exportações de um único país já afeta o equilíbrio global”, alertou. Para ele, a primeira lição é clara: “não podemos mais encarar o que está acontecendo apenas pela ótica comercial”.
Segundo Waack, a geopolítica passou a dominar as decisões econômicas. “Todas as decisões comerciais hoje estão subordinadas ao primado da geopolítica. As escolhas são feitas com base na segurança nacional e na lógica do medo, da atração e da autoproteção entre potências”, disse. Nesse cenário volátil, afirmou que o Brasil, por ser uma potência média e regional, sofre ainda mais, especialmente por ter escassa capacidade de projeção de poder. “Isso nos impõe duas tarefas difíceis: inteligência estratégica e neutralidade pragmática.”
Crítico ao modelo político brasileiro, Waack afirmou que o sistema de governo vigente se baseia em conflito e crise programada. “Nós colocamos no Palácio do Planalto uma figura forte a cada quatro anos, com mais de 50 milhões de votos, mas essa figura não consegue governar sem negociar com um parlamento que acumulou prerrogativas. A tarefa clássica de alocar recursos está nas mãos de um consórcio”, destacou, referindo-se à crescente fragmentação e barganha no Congresso.
O jornalista também apontou o crescimento contínuo dos gastos públicos como uma herança mal resolvida da tentativa de implantação de um Estado de bem-estar social. “Nos últimos 40 anos, os gastos subiram sempre acima da arrecadação. Para financiar isso, aumentamos impostos até o limite do insuportável, tornando a carga tributária brasileira uma bola de ferro que impede o país de prosperar”. Waack defendeu a urgência de uma agenda nacional genuína, que vá além das disputas personalistas e polarizações ideológicas. “Já estamos em campanha para 2026, com divisões irrelevantes contaminando até as famílias. Enquanto isso, as agendas realmente nacionais estão à margem”, disse.
Em sua avaliação, um dos principais desafios do Brasil é a formação de capital humano. “Durante muito tempo crescemos colocando jovens mal qualificados no mercado. Isso não funciona mais. Ou investimos em conhecimento, inovação e tecnologia, ou permaneceremos presos à armadilha da renda média”. Ao final da palestra, William Waack citou o agronegócio como um exemplo de êxito baseado em estratégia, tecnologia e inteligência. “O Brasil é hoje uma superpotência em grãos e proteínas não só porque tem terra e água, mas porque houve investimento em conhecimento. A prosperidade vem daí. É isso que pode nos tirar da armadilha”.
A ação integra a Semana S, promovida em todo o Brasil pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, CNC, em parceria com as Federações do Comércio de todos os estados e do Distrito Federal, Sesc e Senac. “Este é um momento importante para refletirmos sobre o papel fundamental que o nosso sistema exerce no desenvolvimento humano, social e econômico do Brasil. A Fecomércio-RS atua de forma incansável na defesa dos interesses dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo, contribuindo diretamente para o crescimento do nosso estado. O Sesc e o Senac, nossos braços sociais e educacionais, desempenham um papel essencial nessa missão, promovendo qualidade de vida, formação profissional e inclusão social. É uma honra receber hoje o jornalista William Waack, um dos mais respeitados analistas do país, cuja presença nos engrandece. Sua leitura precisa do cenário nacional e internacional nos ajuda a pensar caminhos para que as empresas brasileiras possam contribuir de forma decisiva para a construção de um país mais desenvolvido, justo e competitivo”, comentou Luiz Carlos Bohn, presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac.
Além de atividades voltadas aos empresários realizadas nesta sexta-feira, os gaúchos também poderão aproveitar uma jornada de oportunidades neste sábado, dia 17. As ações, promovidas pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac na Capital, Santo Ângelo e Santana do Livramento, levarão lazer, cultura, entretenimento, conhecimento e cidadania à população, além de palestras para incentivar o desenvolvimento e a inovação do setor terciário nacional. O encerramento contará com shows gratuitos do grupo Raça Negra, em Porto Alegre, João Neto e Frederico, em Santo Ângelo, e Michel Teló, em Santana do Livramento. A programação na Capital pode ser conferida abaixo e agenda completa das demais cidades pode ser consultada no site https://hotsites.fecomercio-rs.org.br/programaca-cncsemanas-rs/index.php.
Programação da Semana S em Porto Alegre
17/05 (sábado)
Local: Parque da Redenção
Agenda:
10h – Passeio Ciclístico, com Pedal da Inclusão
10h, 11h30, 13h, 14h, 15h30 – Pitch Fecomércio – Palestras curtas sobre tendências empresariais
10h30 – Talk sobre LinkedIn, com Matheus Vecchio
10h às 11h – Cortejo circense (Desfile com música, teatro e interação lúdica com o público)
10h às 11h – Oficina de Desenho
10h às 16h – Oficinas culinárias para crianças, com degustação
10h às 17h – Workshop de Gastronomia Unisenac (Cozinha sem desperdício, comida saudável, cozinha criativa, entre outras temáticas)
10h às 17h – Análise de Coloração Pessoal, com consultoria especializada
10h às 17h – Orientação de Planejamento Financeiro
10h às 17h – Oficina de Design com Construção Coletiva
10h às 17h – “Programando o Robô Humano” – introdução a conceitos de algoritmos e lógica
10h às 17h – Tipagem Sanguínea – ação educativa para descobrir o tipo sanguíneo e incentivar doação de sangue
10h às 17h – Espaço Beleza e Bem-Estar, com corte de cabelo e quick massagem
10h às 17h – Serviço de cuidados relacionados a Hipertensão Arterial e Aferição de Pressão
10h às 17h – Orientação em Saúde Bucal
10h às 17h – Orientação sobre câncer de mama
10h às 17h – Escola do Chimarrão
10h às 17h – Oficina de Customização de Camisetas
10h às 17h – Totem com Jogos digitais interativos
10h às 17h – Cozinha Móvel do Sesc Mesa Brasil com demonstrações culinárias e atividades sobre aproveitamento de alimentos
10h às 17h – Orientações sobre Radiologia
10h às 17h – Treinamento de Reanimação Cardiopulmonar e Desengasgo
10h às 17h – Óptica – Oficina educativa sobre princípios de luz, reflexão, refração, lentes e espelhos; testes de acuidade visual
10h às 17h – Apresentação imersiva dos Hotéis Sesc via realidade virtual.
10h às 17h – Aulas de ginástica “Ritmos”
10h às 17h – Aulas de Tai Chi Chuan
10h às 17h – Espaço Kids, com oficina e sessões de cinema
10h às 17h – Levemente – Orientações de promoção à saúde mental
10h às 17h – Verificação de circunferência abdominal e orientações nutricionais personalizadas.
10h às 17h – Brinquedos Infláveis e escalada
10h às 17h – Ação e divulgação do Grupo Voluntário “Pedacinhos de Amor”
10h às 17h – Divulgação Sindeedim-RS, Sindiatacadista-RS, Sindiatacatista e Álcool e Bebidas, Sindióptica-RS,Sindesp-RS, Sincopeças-RS
10h às 17h – Sindilojas Porto Alegre: Divulgação de vagas de emprego e entrevistas
10h às 17h – Sescon-RS: Assessoria para declaração de Imposto de Renda
10h às 17h – Sindlav-RS: Material educativo sobre sustentabilidade
11h às 12h – Teatro de Bonecos
12h – Talk sobre estratégia para negócios em redes sociais, com Mariane Venditte
12h30 – Talk sobre saúde mental no ambiente de trabalho, com Karine Burtet
13h às 14h – Oficina de Graffiti
13h às 14h – Danças Gaúchas e Chula
13h30 – Talk sobre Inteligência Artificial, com Carolina Felippeli
14h às 15h – Oficina de Danças Urbanas
14h – Aula de ginástica para a Maturidade Ativa
14h às 16h – Espetáculo circense com malabares e bolhas de sabão
14h20 – Workshop para Pequenos Empreendedores, sobre modelo de negócios
14h45 – Apresentação de dança cigana
15h às 18h – Oficina de artesanato sustentável do Programa Envolva-se
16h às 17h – Show de Mágica
16h – Talk sobre gestão de tempo, com Paula Furtado
17h às 18h – Show Luciara Baptista – Samba e MPB
19h às 20h30 – Sobre de Raça Negra