A segunda edição do INDX será realizada pelo Sistema FIERGS na próxima quarta-feira (21). O convidado do evento criado com objetivo de promover discussões estratégicas voltadas ao fortalecimento e desenvolvimento da indústria gaúcha é o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban. Lideranças do setor industrial, autoridades governamentais e representantes de sindicatos estão entre os convidados.
O encontro ocorrerá no Salão de Convenções da FIERGS, a partir do meio-dia, com o tema central sobre o papel da indústria diante das transformações do mundo contemporâneo. Chefiando a missão empresarial da CNI nos Estados Unidos entre os dias 12 e 16 de maio, Alban deve trazer a Porto Alegre insights relacionados aos temas abordados durante a agenda, como o equilíbrio entre crescimento econômico, sustentabilidade e influência global do Brasil.
O INDX foi lançado pelo Sistema FIERGS em março deste ano e a primeira edição contou com a participação do governador Eduardo Leite. A série de eventos busca trazer à sede da entidade convidados especiais para palestrar, apresentar visões estratégicas e promover debates qualificados com os convidados.
Para o presidente do Sistema FIERGS, Claudio Bier, o INDX é mais um importante canal que a entidade abriu para dialogar com a comunidade industrial. “É uma forma de impulsionarmos o objetivo que temos em comum de atuar pela competitividade e pelo fortalecimento da indústria. Por meio de iniciativas que promovam uma conexão entre indústria, poder público e sociedade civil, conseguimos construir uma visão estratégica que favorece o desenvolvimento do Rio Grande do Sul”, destaca.
Sobre Ricardo Alban
Com uma trajetória profissional voltada à promoção da indústria, Ricardo Alban foi eleito presidente da CNI em 2023 — antes disso, presidiu a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) por nove anos e o Centro das Indústrias do Estado da Bahia (CIEB) entre 2018 e 2023. Nesse mesmo período, atuou como vice-presidente da CNI.
Alban também é sócio-diretor da Biscoitos Tupy, tradicional fábrica de alimentos baiana fundada por sua família, e participa ativamente em entidades empresariais e de desenvolvimento regional.
Atua, ainda, como vice-presidente da Associação Nacional da Indústria de Biscoitos e presidente do Sindicato da Indústria do Trigo, Milho, Mandioca, Massas Alimentícias e de Biscoitos do Estado da Bahia, além de ser membro do Conselho Nacional do Sesi; membro da Associação Nordeste Forte, membro titular do Conselho Diretor do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e membro do Conselho de Administração da Renova, do Conselho de Administração da Cetrel e do Conselho Consultivo Agro da Unigel.