Nove dias após o ataque terrorista à faca na basílica de Nice, no sudeste da França, uma cerimônia neste sábado (7) lembrou os três mortos no atentado, incluindo a brasileira Simone Barreto Silva, de 44 anos.
A cerimônia deste sábado aconteceu na Colina do Castelo, uma antiga cidadela construída no topo de um parque com vista para a baía de Nice: Após a difusão da Marselhesa, o público ouviu as músicas preferidas das vítimas e seus retratos foram mostrados. “Toda menina baiana”, de Gilberto Gil, foi a canção escolhida para lembrar Simone Barreto. Para Nadine Devillers, a música foi “L’Indifférence”, de Gilbert Bécaud. A família do sacristão Vincent Loquès preferiu a leitura de um poema de Victor Hugo.
O prefeito da cidade, Christian Estrosi, foi o primeiro a falar. Com a voz embargada, ele se dirigiu às três vítimas, começando pela brasileira. “Simone, você veio há tanto tempo, e de tão longe, de Salvador da Bahia, até nós. Simone, você fez tanto por nossa cidade, você mostrou um amor incondicional pela França. Quero dizer aqui e neste momento, que nós também te amamos. Para sempre.”
Leia mais em RFI