Porto Alegre, sábado, 05 de outubro de 2024
img

Entregador de aplicativo Deliveroo na França se nega a atender judeus e justiça é acionada; RFI

Detalhes Notícia
Entregador do Deliverro se recusou a atender pedidos alegando que "não faz entrega para judeus" JACQUES DEMARTHON AFP/File

 

 

Proprietários de dois restaurantes judeus da cidade de Estrasburgo, no leste da França, entraram com uma queixa contra o Deliveroo depois que pelo menos um dos entregadores do aplicativo se recusou a atender pedidos dos estabelecimentos no último final de semana. O Conselho Israelita da região francesa (Bas-Rhin) e o Escritório Nacional de Vigilância contra o Antissemitismo também acionaram a justiça. Nesta terça-feira (12), a direção do Deliveroo declarou à imprensa francesa que “se recusar a servir judeus é inaceitáveil e vai contra os valores da empresa”.

A justiça de Estrasburgo confirmou que “uma investigação está em andamento para identificar o ou os suspeitos”. O advogado dos proprietários dos dois restaurantes, Raphael Nisand, informou que eles relataram basicamente o mesmo cenário. Os comerciantes contaram que entregaram o pedido ao entregador, que perguntou: “Que tipo de comida é essa?”. Ao receber a resposta de que era comida israelense, ele teria dito “não faço entrega para judeus” e cancelou a operação, disse Nisand.

O advogado acrescentou que no domingo (10) apresentou uma queixa pelo correio contra o Deliveroo, em nome do Consistório Israelita, instituição que administra o culto judaico no departamento do Bas-Rhin, onde atos antissemitas são registrados com frequência.

Leia mais em RFI