Porto Alegre, quarta, 27 de novembro de 2024
img

Decreto passa a proibir corridas de cães no Rio Grande do Sul

Detalhes Notícia
Piratini também enviou ao Legislativo um PL, em regime de urgência, que consolida proteção aos animais. Piratini também enviou ao Legislativo um PL, em regime de urgência, que consolida proteção aos animais | Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini / CP

 

 

O decreto assinado, nesta quarta-feira, pelo governador Eduardo Leite põe fim à realização de corridas que utilizam cães e a outras crueldades contra os animais no Rio Grande do Sul, por meio da regulamentação de um artigo do novo Código Ambiental. Além disso, o governo encaminhou à Assembleia Legislativa um projeto de lei (PL) que consolida a legislação relativa à proteção aos animais no Estado.

Apesar de haver um projeto sobre o assunto tramitando no Legislativo, o Piratini optou por mandar um novo PL em regime de urgência para que a deliberação possa ser agilizada, porque o tema já foi debatido quando foram feitas as discussões sobre o novo Código Ambiental, aprovado em dezembro de 2019.

“Optamos por também encaminhar um projeto de lei, além de fazer o decreto, que tem efeito imediato, para que possamos, juridicamente, consolidar a lei no Estado, evitando que haja uma mudança de interpretação com as trocas de governo. Além disso, politicamente, simboliza uma decisão da sociedade gaúcha, a partir da sua Assembleia, especificamente sobre a corrida de cães galgos”, acrescentou Leite, se referindo à raça mais frequentemente utilizada no Estado para competições e que vem sofrendo com maus tratos.

Leia mais no Correio do Povo