O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza (MDB), instalou no início da tarde desta terça-feira (27) a Frente Parlamentar para a Retomada da Economia no Rio Grande do Sul. Ela será presidida pelo deputado Clair Kuhn (MDB), proponente da iniciativa. De acordo com o parlamentar, a intenção é organizar a retomada do estado com a parceria dos diversos segmentos da sociedade, independentemente de cores partidárias.
O presidente Gabriel destacou a importância do trabalho a ser desenvolvido, condicionado ao objetivo maior de preservação da vida, lembrando que a retomada efetiva da economia só acontecerá com a vacinação. Citou o exemplo de outros países que começavam a avançar nesse ponto e iniciativas da sua própria gestão para que também o estado tivesse mais alternativas. Ainda salientou a necessidade do retorno às aulas presenciais, prevendo grandes prejuízos para as novas gerações, e defendeu a vacinação imediata dos professores.
Representando o governo do Estado, o secretário do Desenvolvimento Econômico, Edson Brum, referiu iniciativas da sua pasta para acelerar a economia, assim como parcerias e medidas adotadas pelo Parlamento, como a que assegurou aos alunos da rede pública de ensino acesso à Internet, no ano passado, e o repasse de recursos para hospitais, este ano.
Também o presidente do Fórum dos Coredes, Roberto Visoto, enalteceu parcerias firmadas, tanto no setor público como no privado, e a oportunidade de contribuir com o desenvolvimento do estado por meio de seus 28 conselhos distribuídos em nove regiões funcionais.
Participaram ainda da cerimônia, realizada em formato híbrido, com parte dos participantes na sala da presidência da Assembleia e parte via internet, os deputados Carlos Búrigo (MDB), Tiago Simon (MDB) e Beto Fantinel (MDB), o presidente da Fecomércio, Luiz Carlos Bohn, o presidente da Federasul, Anderson Cardoso, o diretor do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional da AL, Eduardo Krause, e a presidente do CREA-RS, Nanci Walter, entre outros.