Porto Alegre, quinta, 18 de abril de 2024
img

Onyx aposta em MP do Serviço Civil Voluntário para aumentar renda da população; Correio do Povo

Detalhes Notícia
Jovens e pessoas acima dos 50 anos são os públicos-alvo da novidade. Ministro em entrevista nesta quarta-feira | Foto: Alina Souza

O Governo Federal lança, na sexta-feira (28), uma nova medida provisória (MP) com foco na geração de emprego e renda. Trata-se da MP do Serviço Civil Voluntário, que institui um programa temporário de incentivo aos profissionais na faixa de 19 e 24 anos, além dos que já passaram dos 50 e foram muito afetados pela crise econômica agravada pela pandemia. Em entrevista ao programa Agora, da Rádio Guaíba, na manhã desta quarta-feira, o ministro do Trabalho e Previdência Social, Onyx Lorenzoni (DEM), classificou a MP como uma “rampa de acesso da informalidade para a formalidade”.

Ainda conforme o ministro, o Programa Nacional de Prestação de Serviço Civil Voluntário vai incentivar a capacitação. “A gente não pode esquecer que temos 7,8 milhões de ‘nem-nem’ no Brasil, que são os jovens que não trabalham e nem estudam. Temos mais 26 milhões de invisíveis, que descobrimos com o Auxílio Emergencial. E entre MEIs e invisíveis, mais 5 ou 6 milhões. Nosso universo é de cerca de 40 milhões que vivem na informalidade”, ressalta.

Leia mais no Correio do Povo