Porto Alegre, domingo, 24 de novembro de 2024
img

A história de W.T. Stead, jornalista que 'comprou' menina para mudar lei e morreu no Titanic; BBC

Detalhes Notícia
Exposição da British Library CRÉDITO,JUSTINE TRICKETT / BRITISH LIBRARY

 

 

Entre as peças de uma exposição que explora os 500 anos de jornalismo no Reino Unido, um uniforme de prisioneiro se destaca em meio a jornais antigos e monitores modernos.

A roupa, tão marrom e desgastada quanto algumas das primeiras páginas de jornais exibidos na exposição Breaking the News da British Library, em Londres, é acompanhada por um pequeno quadro em que se lê: “Editor passa tempo na prisão, uniforme de W.T. Stead, 1885”.

“Temos muito material histórico, diários, cartas, notas, mas achei que esta história, tão vívida, tão comovente, merecia um objeto um pouco mais inusitado. E queríamos ilustrar que às vezes os jornalistas passam do limite em busca de uma boa investigação”, disse à BBC News Mundo, serviço de notícias em espanhol da BBC, Tamara Tubb, curadora desta seção da exposição.

“O uniforme é uma pista muito visual de que Stead transgrediu os limites legais, ele teve que ir para a prisão, mas foi por um bom motivo. Ele não sofreu consequências profissionais ou públicas por suas ações, mesmo na prisão as autoridades o deixaram continuar editando o jornal, e recebeu muito apoio em forma de cartas do público”, acrescenta.

Leia mais em BBC