Os 25 clubes das Séries A e B do País que não aderiram à Libra (Liga do Futebol Brasileiro) se reuniram nesta terça-feira na sede da CBF, no Rio de Janeiro, onde assinaram a Ata de constituição da Liga Forte Futebol do Brasil. Com a formalização do Estatuto, o grupo busca um consenso para a criação de uma liga.
“Acho que foi dado um passo muito importante hoje no futebol brasileiro. Esse movimento mostra uma consolidação de princípio, de valores… Clubes que há bastante tempo estão reunidos no mesmo propósito. Hoje, a maior entidade representativa de clubes em formato de liga no futebol brasileiro tem o objetivo de fazer um futebol mais justo, democrático e igualitário, para o bem do produto como um todo. Estamos de portas abertas para agregar novos clubes que tenham esses mesmos princípios”, disse Marcelo Paz, presidente do Fortaleza, ao Estadão.
A fundação de um novo bloco surge após os 25 clubes demonstrarem insatisfação com a proposta de divisão dos recursos, como por exemplo as cotas de TV, colocadas pelas agremiações que compõem a Libra. O grupo recém-criado é formado por: Athletico-PR, Atlético-MG, América-MG, Atlético-GO, Avaí, Brusque, Chapecoense, Coritiba, Ceará, Criciúma, CRB, CSA, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Londrina, Náutico, Operário, Sampaio Corrêa, Sport, Vila Nova e Tombense.
Leia mais em O Estado de São Paulo