Porto Alegre, segunda, 25 de novembro de 2024
img

Porto Alegre: Leticia Wierzchowski autografa 'Amanhã será um dia melhor' nesta quinta-feira. Livro conta a história real de um casal que enfrentou o câncer de mama juntos

Detalhes Notícia
Livro narra a história de amor de Vanise e Alberto. Foto: Arquivo pessoal

 

 

A história real de um casal que enfrentou o câncer de mama juntos é o enredo do novo livro de Leticia Wierzchowski. ‘Amanhã será um dia melhor’ é uma não ficção romanceada editada pelo selo Culturama Plural. Com 232 páginas, o texto narra a história de amor de Vanise e Alberto e a esperança durante o tratamento, ao mesmo tempo em que mostra a realidade da doença. Os personagens se conheceram no colégio onde trabalhavam e, depois de casados, tiveram gêmeos. Quando os bebês tinham poucos meses de vida, Vanise descobriu um nódulo em seu seio e eles iniciaram uma batalha contra a enfermidade.

Vanise e Alberto,  se cruzaram muitas vezes nos corredores da escola, sem se notarem, até o dia em que algo mudou. Era o destino: estavam predestinados a viver uma grande história de amor. Juntos, eles experimentaram a emoção da gravidez de gêmeos. Letícia se mistura aos fatos reais contados por Alberto e pela família de Vanise, e imagina outras cenas que poderiam ter sido vividas. A autora revela ainda dados sobre o câncer de mama, que vitimou Vanise, fato contado desde a primeira linha do livro.

Conforme Letícia, o caso chegou até ela no meio da pandemia, de forma anunciada, como se fosse o seu destino contá-la. Era março de 2021, recebi essa solicitação de mensagem no Instagram:  “Estimada Letícia. Admiro demais seu trabalho. Perdi minha esposa há pouco e tive com ela dois gêmeos de um ano e sete meses. Vivemos uma verdadeira história de amor e tenho tudo documentado, desde o primeiro dia em que começamos a conversar. Gostaria de escrever um livro (…)”.  Quando li aquilo, me arrepiei toda. Me dispus a escrever depois que o Alberto veio à minha casa e contou pessoalmente a história de amor que ele viveu com a sua esposa, Vanise. Tudo acabaria na morte, mas decidi reescrever o fim da história, pois a ficção permite, para mostrar ao leitor a importância da coragem perante a adversidade.”

De alguma maneira, isso nos ajuda a corrigir os erros da vida real, sabe? Quis mostrar que a vida comum, cotidiana, é um presente e temos que vivê-la com plenitude. A gente não deve ficar sempre jogando a nossa felicidade para adiante. E assim o fiz: mergulhei na história de Vanise e Alberto e no universo da doença, com a profundidade necessária à importância da questão, mas também com a leveza que a literatura permite, pois escrevemos para corrigir a vida, para guardá-la e, às vezes, para que ela possa alcançar a dimensão merecida, guardada em palavras.”

 

SERVIÇO:

Amanhã será um dia melhor’

Lançamento: Quinta-feira, 27 de outubro, 19h

Local: Livraria Santos, da Galeria Casa Prado.

Clique aqui e adquira a obra na loja da Amazon.

O livro foi editado pelo selo Culturama Plural, da editora caxiense Culturama.