A Prefeitura de Canoas assinou, nesta terça-feira (9), termo de compromisso de cooperação técnica com a RGE para implantar no município o programa Arborização Mais Segura. A iniciativa tem o objetivo de identificar e substituir árvores que apresentam riscos à segurança da população, seja por seu estado fitossanitário comprometido ou pela interferência acentuada nas estruturas urbanas, como obstrução e dano ao calçamento, obstrução da iluminação pública, interferência nas redes de água, esgoto e energia elétrica, além de árvores de característica exótica invasora.
Para o prefeito Jairo Jorge, este é um momento importante, pois Canoas, uma das cidades mais arborizadas da região metropolitana, precisa de um olhar mais atento a esta área. “Tivemos eventos climáticos significativos em 2023 e 2024 e percebemos que precisamos pensar a cidade de uma forma a reduzir estes eventos. Não podemos mais plantar uma árvore por ser bela como fazíamos em outros tempos. Hoje precisamos de um olhar mais técnico quanto às espécies mais adequadas para o plantio em local adequado”, ponderou.
Um projeto desenvolvido entre a Prefeitura e RGE, com estudos técnicos em conjunto, foi o que resultou no Programa Arborização Mais Segura. “Este cuidado com o ambiente urbano é recente e este olhar mais atento só começou nas últimas décadas. Há mais de um ano estamos dialogando e buscando alternativas para Canoas”, salientou o secretário municipal de Meio Ambiente, Bernardo Caron.
Cássio Lima, consultor da RGE Canoas, ressaltou que “este é um projeto que busca harmonização entre arborização urbana e a rede elétrica da cidade, fazendo o mapeamento dos vegetais que mais danos causam ao município”.