Porto Alegre, domingo, 23 de fevereiro de 2025
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Porto Alegre tem metade das vias mapeadas com auxílio de inteligência artificial

Detalhes Notícia
Uso do Gipav qualifica manutenção de ruas e avenidas SMSURB/Divulgação

Desde que iniciaram os trabalhos de mapeamento das ruas e avenidas da Capital com uso de inteligência artificial, em outubro de 2024, já foram percorridas 52% da malha viária da cidade, ou cerca de 2 mil quilômetros. O Sistema de Gestão Integrada de Pavimentos de Porto Alegre (Gipav-POA) é gerenciado pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSurb) e utiliza 30 veículos equipados com sensores de trepidação e uma câmera no para-brisa.

O sistema mapeia a condição das vias, identificando buracos, valetas, remendos, deformações e trincamentos, que são encaminhados para as equipes de reparos. Segundo o levantamento, 46% das ruas e avenidas mapeadas estão em ótimas/boas condições; 22%, condições regulares; e 32%, em mau estado.

“O Gipav está transformando Porto Alegre em uma cidade mais inteligente e eficiente, utilizando tecnologia para garantir ruas mais seguras e bem cuidadas”, destaca o secretário Vitorino Baseggio.

Melhorias – Algumas vias mapeadas pelo sistema passam por intervenções após o levantamento realizado pelo Gipav. Caso da avenida Bento Gonçalves, no bairro Partenon, que desde a última semana recebe conservação padrão, entre a Estrada João de Oliveira Remião e a divisa com o município de Viamão.

Também a avenida Cristiano Kraemer, no bairro Vila Nova, apontada como uma das vias em condições precárias, terá o pavimento recuperado entre a avenida Juca Batista e a Estradas das Três Meninas a partir de março.

Tecnologia – Em fase de desenvolvimento e implementação, o sistema é fornecido pela empresa Intelicity Informática Rastreamento e Telemetria, que venceu o edital de contratação.

Atualmente, está em andamento a integração do Gipav com a plataforma do 156+POA, para que sejam emitidas as ordens de serviço a partir da abertura de protocolo ou identificados pela própria inteligência artificial do sistema. A conclusão dessa etapa deve acontecer no início do próximo semestre. Também será possível monitorar a durabilidade dos pavimentos e dos serviços executados nas vias da cidade.