Porto Alegre, quarta, 24 de abril de 2024
img

Alemanha bane grupo de extrema direita ligado aos "cidadãos do Reich"

Detalhes Notícia
Operações policiais em dez estados miram braço do movimento Reichsbürger, que rejeita a legitimidade da atual República e de suas leis. "Racismo e antissemitismo não terão espaço na sociedade alemã", diz ministro. @ picture-alliance/dpa/P.Zinken

Pela primeira vez, o ministro do Interior da Alemanha, Horst Seehofer, baniu grupos ligados ao movimento de extrema direita Reichsbürger (cidadãos do Reich), que rejeita a existência e legitimidade da atual República Federal da Alemanha e de suas leis.

O porta-voz da pasta, Steve Alter, informou nesta quinta-feira (19/03) que operações policiais foram realizadas contra o grupo Geeinte deutsche Völker und Stämme (Povos e tribos alemães unidos) e sua sub-organização Osnabrück Landmark, braços dos Reichsbürger.

As operações contaram com 400 agentes e ocorreram em dez estados alemães, com buscas nas residências de 21 membros dessas associações. Segundo o Ministério do Interior, os policiais apreenderam armas de fogo, tacos de beisebol, materiais de propaganda e pequenas quantidades de drogas. Os dois grupos foram dissolvidos e estão banidos, informou o porta-voz Alter.

“Continuamos a luta contra o extremismo de direita implacavelmente, mesmo em tempos de crise”, afirmou Seehofer após as operações. Segundo o ministro, racismo e antissemitismo não terão “um único milímetro” de espaço na sociedade alemã.

Leia mais em Deutsche Welle