Porto Alegre, segunda, 16 de setembro de 2024
img

Porto Alegre: Capital registra 7 óbitos e 311 casos confirmados de Covid-19

Detalhes Notícia
Idosos estão no grupo com maior risco em caso de infecção pelo coronavírus. Foto: Anselmo Cunha / PMPA

Na manhã desta segunda-feira, 13, o sétimo óbito em decorrência da infecção pelo novo coronavírus foi confirmado pela Prefeitura de Porto Alegre. A paciente, de 87 anos, estava internada no Hospital Ernesto Dornelles desde 29 de março. Ela apresentava doença hematológica preexistente. De acordo com o boletim diário Covid-19 da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), 311 pessoas tiveram confirmação da doença por testes laboratoriais. Desses, 117 já são considerados curados ou recuperados, de acordo com levantamento de domingo, 12.

O diretor da Vigilância em Saúde Municipal, Anderson Lima, destaca a importância das pessoas respeitarem a orientação de isolamento social e, nos casos de necessidade de saída de casa para ir a farmácias, ou fazer compra de alimentos, respeitar a distância mínima de 1,5 metros. “Evitar aglomeração, manter idosos assistidos e em casa, buscar atendimento de urgência somente em caso de sintomas severos, como falta de ar, são medidas essenciais neste momento”, diz Lima.

De acordo com dados divulgados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), até a última quinta-feira, 9.244 atendimentos foram prestados a pacientes com sintomas graves compatíveis com a Covid-19. “Para sintomas leves, incluindo febre, tosse, quadros gripais, o paciente deve buscar atendimento em unidades de saúde ou unidades com turno estendido”, destaca Lima.

Residenciais de Idosos – A Secretaria Municipal de Saúde atualizou a lista de Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) com processos para liberação de alvará de saúde em andamento ou em vigência. A lista apresenta 152 residenciais para hospedagem de idosos que estão vinculadas à Equipe de Vigilância de Serviços e Produtos de Interesse à Saúde da SMS. “Os idosos estão no grupo com maior risco de morte em caso de infecção pelo coronavírus. Assim, todas as ações que possam proteger a saúde deles estão sendo adotadas”, enfatiza o diretor da DGVS, Anderson Lima.

No início de abril, a Vigilância em Saúde emitiu notificação coletiva para ILPI, residenciais terapêuticos e comunidades terapêuticas com orientações para prevenir a disseminação do coronavírus. “A intenção é prestar apoio aos residenciais para idosos neste momento de aumento de casos da doença provocada pelo vírus e de óbitos de idosos pela covid-19”, diz Lima. Nos primeiros dias do mês, 44 ILPI receberam vistorias da Vigilância e receberam orientações técnicas para prevenir a disseminação do vírus.

Para mais informações sobre o coronavírus, clique aqui.

Prefpoa