Porto Alegre, quinta, 25 de abril de 2024
img

França: policiais negros e de origem árabe denunciam racismo de colegas brancos; RFI

Detalhes Notícia
Nos Estados Unidos, policiais negros se unem a manifestantes contra o racismo. REUTERS - JEENAH MOON

 

 

O recente debate mundial sobre o racismo e a violência policial colocou a França diante de uma realidade raramente abordada: o preconceito de policiais brancos contra os colegas negros ou descendentes de árabes. O escândalo eclodiu na quinta-feira (4), depois do anúncio, pelo diretor-geral da Polícia Nacional, de que um grupo de policiais de Rouen foi enviado para o conselho de disciplina, em meio a uma investigação interna aberta no fim de 2019.

A denúncia foi feita por um policial negro que, em dezembro, teve acesso a dezenas de mensagens de um grupo no WhatsApp no qual seus próprios colegas se referiam a ele de maneira racista. A investigação foi comanda pela Inspeção Geral da Polícia Nacional, por “difamação pública agravada e provocação não pública à discriminação”.

Nas mensagens, seis policiais escrevem comentários como “ele [vítima] faz um trabalho de negro [termo pejorativo em francês]”, além de outras frases de baixo calão. “Eu tinha a impressão de me entender bem com os meus colegas. Fiquei chocado”, contou o policial que prestou queixa ao site de investigações Mediapart.

Em outros trechos, é o racismo em relação ao público que fica evidente. Os policiais comentavam ao vivo audiências judiciais das quais participavam, realizando a segurança de suspeitos ou do tribunal. Utilizam termos chulos para se referir a ciganos e ironizam que, em uma determinada audiência, há apenas “negros” na plateia, “negros na acusação” e “o acusado? Um negro”.

Leia mais em RFI