Porto Alegre, segunda, 25 de novembro de 2024
img

Primeira tv interativa gratuita possui foco em T-commerce e social tv

Detalhes Notícia
Presente em mais de 150 países, a plataforma disponibliza tecnologias inéditas, sendo uma delas a interação entre aparelhos televisores por meio de stickers e vendas com mais praticidade.

A SOUL TV é a nova plataforma de tv interativa que chega ao mercado mundial para trazer entretenimento somado a inúmeras possiblidades de interação e comércio eletrônico. Envolvendo os quatro pilares: conceito e narrativa da tv convencional (broadcast) atrelado à logica digital, crescimento exponencial do e-commerce para o t-commerce e o conceito de rede social presente em todas as mídias, esse novo formato de tv gratuita tem por objetivo a inclusão digital mundial com conteúdo de qualidade de imagem.

O publicitário Ricardo Godoy, CEO e Head de inovação e transformação digital, é o responsável pela criação dessa ferramenta.  De acordo com ele, a inspiração para SOUL TV foi a de buscar novas opções para uma tv do futuro. “Eu observei muitas pessoas falando como esse tipo de televisão seria, mas poucos estavam dispostos a investir tempo, conhecimento e recursos. Tomei isso como uma jornada até conseguir conclui-la”, relata.

Considerada a primeira social tv do mundo, a SOUL TV oferece um recurso exclusivo onde usuários poderão conversar entre si por meio de stickers, com o envio de reações. Essa troca de figurinhas torna-se possível com o cadastro feito na plataforma na própria televisão.

Recursos disponíveis
Em comparação ao comércio eletrônico atualmente ofertado, a SOUL TV possui um serviço completo e superior aos já existentes, possibilitando a conexão de aparelhos celulares com a tv com apenas um clique e permitindo que empresas disponibilizem um Market place completo no aparelho. “É literalmente uma loja virtual operando 24 horas dentro da casa do consumidor. Uma marca que possuir uma determinada quantidade de lojas físicas terá a possibilidade de disponibilizar cerca de 10 milhões de lojas virtuais que poderão ser acessadas a qualquer momento”, exemplifica Godoy.

Oportunidade de negócios
Com a grade de programação ainda em desenvolvimento, Godoy acrescenta que a plataforma está aberta para a entrada de novos programas. A oferta de programas poderá ser oriunda de canais de tv’s abertas ou a cabo, conteúdo de influenciadores, produtoras que tenham filmes ou séries e até mesmo pessoas que possuam projetos de programação engavetados por conta do alto custo de um canal de tv convencional.

Por meio de um sistema de recompensas, a SOUL TV pretende disponibilizar aos usuários a opção de receberem parte da verba de anunciantes ao assistirem conteúdos patrocinados. O valor adquirido será adicionado a uma carteira virtual a qual poderá ser utilizada para diversas finalidades. A ferramenta está em implantação e em breve será disponibilizada na plataforma aos usuários.

Em fase de expansão, a Soul TV está operando por enquanto nas smarts Tv’s da LG e celulares que operam com Android, porém em breve estará disponível para os aparelhos Samsung e no sistema IOS. Atualmente a plataforma está presente em mais de 150 países com conteúdos voltados a diversos segmentos, totalizando em mais de 30 canais.

Números
O montante de smart tv’s conectadas no mundo é de aproximadamente 1 bilhão de unidades.Especificamente para os aparelhos LG o alcance mundial está perto dos 250 milhões de tv’s. Já no Brasil estima-se que o número de smarts tv´s seja de 30 milhões, sendo 90% dessa fatia voltada a aparelhos das marcas LG e Samsung. Em específico para a marca LG a média de aparelhos conectados é de cerca de oito milhões .