Porto Alegre, sexta, 19 de abril de 2024
img

Antecipação do 13º salário dos aposentados pode impulsionar vendas do varejo gaúcho

Detalhes Notícia

 

 

Autorizada pelo Governo Federal através da publicação de decreto no Diário Oficial da União desta quarta-feira (05/05) a antecipação do 13o salário de aposentados e pensionistas do INSS é uma medida que pode representar mais um desafogo para as combalidas finanças dos varejistas gaúchos nos próximos dois meses.

– Vivemos um momento em que uma injeção expressiva de recursos na economia como a que vai acontecer com o pagamento do 13o salário em duas parcelas nas folhas de maio e junho significa uma perspectiva animadora para o varejo do Rio Grande do Sul. Estimamos um incremento de até R$ 4 bilhões na economia gaúcha, com cerca de 60% a 65% deste valor sendo destinado ao consumo e o restante aplicado na quitação de débitos e recuperação de crédito pelos consumidores – ressalta o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.

O pagamento do 13o salário será feito em duas vezes, com a primeira parcela correspondendo a competência maio e sendo paga entre 25 de maio e 8 de junho e a segunda, valendo para a competência junho, com pagamento de 24 de junho a 7 de julho.

– A exemplo do que ocorreu em 2020, essa medida que o Governo Federal adota é muito importante. Ainda mais em um momento no qual as atividades econômicas estão permitidas com mais flexibilizações, o inverno se aproxima e a bolha de consumo que está freada há alguns meses nos parece estar se aquecendo novamente. Esse reforço financeiro e a chegada dos dias mais frios deve ter um reflexo muito bom nas vendas do chamado setor mole (vestuário e calçados), que enfrenta perdas de até 50% desde março de 2020 – lembra Vitor Augusto Koch.

Com essa boa perspectiva, é importante que os lojistas estejam preparados e focados para vender, ofertando qualidade no atendimento e produtos com preços adequados ao orçamento das famílias gaúchas. Além disso, é bom estarem cientes de que boa parte dos consumidores deverá optar por fazer compras à vista ou utilizando o crediário próprio das lojas.

Os aposentados também devem planejar a melhor estratégia para utilizarem os recursos oriundos da antecipação do 13º salário, seja renegociando dívidas ou efetuando novas compras. A principal delas é observar sua capacidade de pagamento mensal, para não criar débitos que não podem ser quitados futuramente. E, também, lembrar que com esta antecipação, o pagamento no final do ano não será efetuado.

No Brasil, a projeção do Ministério da Economia é de que cerca de R$ 53 bilhões sejam injetados na economia nacional. A primeira parte do 13º salário corresponde a 50% do valor do benefício e será distribuída juntamente com os outros benefícios do mês de maio, entre os dias 25 de maio e 8 de junho. Já a segunda, que pode receber descontos do Imposto de Renda, a depender do valor recebido, deve cair com os benefícios do mês que vem, entre os dias 24 de junho e 7 de julho.