Porto Alegre, segunda, 25 de novembro de 2024
img

EUA impõem vacinação obrigatória contra covid-19 ou testes semanais em grandes empresas a partir de 4 de janeiro; El País

Detalhes Notícia
Novas exigências do Governo Biden afetarão 84 milhões de trabalhadores. Mulher segura placa que diz que ela ama seu trabalho, mas não tanto como sua liberdade, em protesto em Nova York.MIKE SEGAR (REUTERS)

 

 

As empresas nos Estados Unidos com mais de 100 empregados terão que exigir que seus funcionários sejam totalmente vacinados contra o coronavírus ou que façam testes semanais, a partir de 4 de janeiro. A Casa Branca anunciou nesta quinta-feira que a medida mais drástica adotada até agora pelo Governo Joe Biden afetará 84 milhões de trabalhadores. As empresas terão que conceder um período de tempo remunerado para os funcionários serem vacinados e licença por doença para aqueles que sofrerem efeitos colaterais. Quem descumprir a ordem executiva corre o risco de multas que dependerão da frequência com que a violam e se o fizeram intencionalmente. O valor de cada infração grave beira os 14.000 dólares (79.000 reais).

O novo plano de vacinação foi comunicado em setembro, quando o presidente democrata recorreu a seus poderes presidenciais para impor a medida que, até agora, não tinha data para ser implementada. Várias empresas decidiram estabelecer regras embora ainda não sejam obrigatórias, mas outras preferiram esperar que o Governo determinasse quem arcaria com os testes de covid-19 e se a diretriz se aplica aos funcionários que trabalham em suas casas.

Leia mais em El Pais