Porto Alegre, terça, 30 de abril de 2024
img

Bolsonaro edita decreto para facilitar que governo adote medidas com impacto eleitoral, POR Por Daniel Gullino e Manoel Ventura/O Globo

Detalhes Notícia
Texto determina que AGU opine no início de discussão sobre propostas que possam desrespeitar legislação eleitoral. O presidente Jair Bolsonaro e o advogado-geral da União, Bruno Bianco Reprodução

 

 

O presidente Jair Bolsonaro editou nesta segunda-feira um decreto que dá poderes para que a Advocacia-Geral da União (AGU) opine se atos do governo neste ano ferem ou não a legislação eleitoral já durante o processo interno de elaboração desses atos.

O objetivo do decreto é agilizar a adoção de medidas em ano eleitoral, como a criação do auxílio para caminhoneiros e a ampliação do Auxílio Brasil (de R$ 400 para R$ 600) em discussão no Congresso com apoio do governo. A lei eleitoral proíbe a criação e a ampliação de benefícios sociais no ano do pleito, mas o governo e parlamentares tentam driblar essa regra.

O decreto determina que compete ao advogado-geral da União, hoje Bruno Bianco, dar parecer sobre “os tópicos em propostas de atos normativos que gerem dúvidas quanto à conformação com as normas de Direito Eleitoral e de Direito Financeiro, no último ano do mandato presidencial”.

Leia mais em O Globo