Porto Alegre, sábado, 27 de abril de 2024
img

Na Argentina, preços saltam quase 20% em uma semana; O Globo

Detalhes Notícia
País afunda ainda mais na crise após troca no ministério, e argentinos correm para comprar eletrodomésticos temendo disparada da inflação. Na Argentina, preços saltam quase 20% em uma semanaTemendo disparada da inflação, argentino corre para comprar uma aparelho de ar condicionado. Bloomberg

 

 

No domingo de manhã, os argentinos acordaram cedo e correram para o supermercado, a padaria, o shopping, onde quer que pudessem se abastecerem com rapidez. O noticiário da noite anterior havia trazido uma bomba: o ministro da economia, Martín Guzmán, havia renunciado de repente. E os argentinos, há muito acostumados ao caos financeiro, sabiam que a crise atual estava prestes a piorar ainda mais.

Antes que a cotação do dólar disparasse assim que os mercados reabrissem, e antes que os varejistas aumentassem os preços, correram para comprar o essencial o mais rápido possível.

Foi uma corrida contra a inflação em um país que já tem uma das taxas mais altas do mundo – 60% ao ano em maio. A taxa de câmbio paralela da Argentina, livre dos rígidos controles do governo, registrava desvalorização de 17% do peso até quinta-feira, o que levou os lojistas em Buenos Aires a colocar cartazes anunciando um aumento de 20% em todos os preços.

Leia mais em O Globo