Porto Alegre, quarta, 01 de maio de 2024
img

Levantamento revela que 'amnésia eleitoral' está em alta no Brasil e é maior do que em outros países, por Bianca Gomes/O Globo

Detalhes Notícia
Ilustração: população brasileira esquece mais em quem votou para deputado. Foto: André Mello

 

 

Menos de um mês após a vitória do presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2018, quatro em cada dez brasileiros não se lembravam em qual candidato votaram para deputado federal ou estadual, mostram dados do Estudo Eleitoral Brasileiro (Eseb), feito com 2.506 eleitores. O número revela uma faceta política antiga no país: a “amnésia eleitoral”, que é maior no Brasil em comparação com outros países, segundo dados do Centro de Estudos e Opinião Pública (Cesop), da Unicamp, levantados com exclusividade para o Pulso.

Em países próximos, como Uruguai e Chile, esse percentual não ultrapassa os 20%. E na Europa, nações como Alemanha, Portugal e Finlândia têm taxas ainda menores, que variam entre 1% e 2%.

A desmemória do brasileiro vem piorando ao longo dos últimos anos. Em 2010, 33,7% dos eleitores não lembravam a escolha do candidato para a Câmara dos Deputados. Na eleição seguinte, esse número passou para 40,70% de esquecidos e, quatro anos depois, 44,1%.

Leia mais em O Globo