Porto Alegre, quinta, 25 de abril de 2024
img

Gustavo Petro toma posse e marca chegada da esquerda ao poder na Colômbia; RFI

Detalhes Notícia
O presidente eleito da Colômbia, Gustavo Petro (à esquerda), durante uma cerimônia de “posse ancestral”, celebrada por indígenas na Serra Nevada de Santa Marta, no norte do país, no sábado, 6 de agosto de 2022. AP - Ariana Cubillos

 

 

Uma grande festa popular marca a posse do presidente Gustavo Petro e de sua vice, Francia Márquez neste domingo (7). O economista e ex-guerrilheiro assume um país empobrecido, com um alto índice de desemprego, de juros, milhares de imigrantes venezuelanos e que há poucos meses foi abalado por violentos protestos populares.

Com longa trajetória política e um polêmico passado guerrilheiro, aos 62 anos, Petro toma posse em uma Colômbia esperançosa de um panorama favorável à população. Após concorrer pela terceira vez ao cargo, o esquerdista foi eleito em junho passado com mais de 11 milhões de votos. Durante sua gestão, prevista até 2026, Petro deve implementar reformas estruturais e éticas, conforme prometeu durante a campanha presidencial.

O novo presidente colombiano quer que sua posse seja “uma grande festa popular”. O evento começa às 10h pelo horário local (meio-dia em Brasília), mas a cerimônia oficial está prevista para as 15h locais (17h em Brasília).

Leia mais em RFI