Porto Alegre, domingo, 05 de maio de 2024
img

Fachin diz que não devem existir 'espaços institucionais reservados' ao responder militares sobre processo eleitoral, por Mariana Muniz/O Globo

Detalhes Notícia
Presidente do TSE respondeu a solicitações de "informações técnicas preparatórias" feitas pelo Ministério da Defesa em 23 de junho; Pasta pedia acesso a dados de eleições de 2014 e 2018. Prédio do TSE em Brasília Antonio Augusto/Secom/TSE

 

 

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, afirmou que não é possível haver “espaços institucionais reservados ou reuniões que estejam fora do plano de ação aprovado pela Comissão de Transparência das Eleições”. A manifestação do magistrado foi uma resposta a uma série de solicitações feitas pelo Ministério da Defesa para ter acesso a “informações técnicas preparatórias”.

A resposta de Fachin também ocorre na esteira de várias solicitações da Defesa ao TSE por reuniões particulares entre técnicos das Forças Armadas e da Corte para discussão de “aspectos técnicos complexos”.

Nesta segunda-feira, o presidente do TSE respondeu a um ofício de 23 de junho, em que o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, cobrou “informações técnicas preparatórias” para “viabilizar os trabalhos da Equipe das Forças Armadas de Fiscalização do Sistema Eletrônico de Votação”.

Leia mais em O Globo