Porto Alegre, sábado, 18 de maio de 2024
img

Eleições podem alterar fotografia da Câmara de Porto Alegre, por Felipe Nabinger/Correio do Povo

Detalhes Notícia
Cerca de 70% dos atuais vereadores estão envolvidos na disputa por outros cargos. Câmara de Vereadores de Porto Alegre pode ter alterações na legislatura após eleições | Foto: Brenda Rodrigues / CMPA

 

 

Embora o ano seja de eleições gerais para os cargos de presidente da República, senador e deputado federal, estadual e distrital, o resultado das urnas pode mexer na fotografia da legislatura atual da Câmara Municipal de Porto Alegre. Isso porque, dos 36 vereadores eleitos há dois anos na Capital, 25 estarão envolvidos em campanha. Destes, dois são candidatos a vice-governador, três estão na corrida pela vaga no Senado, sendo um como suplente, três tentam vaga na Câmara dos Deputados, e os demais disputam cadeira na Assembleia Legislativa.

Em caso de sucesso nas urnas, o próximo ano pode iniciar com a necessidade de chamada de suplentes para a conclusão dos mandatos, já que as eleições municipais ocorrerão somente em 2024. O presidente atual do Legislativo de Porto Alegre, Idenir Cecchim, é um dos que não concorrerão, bem como seu correligionário Cezar Schirmer, que chegou a levantar a possibilidade de colocar seu nome como candidato ao governo do Estado, antes de o partido decidir não ter candidatura própria.

Leia mais no Correio do Povo