Porto Alegre, quarta, 08 de maio de 2024
img

Fim do vazio sanitário da soja no RS libera semeadura em 11 de outubro, por Claudio Medaglia/Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Sem a interferência negativa do clima, expectativa de produção é de 20,1 milhões de toneladas WENDERSON ARAUJO/TRILUX/DIVULGAÇÃO/JC

 

 

Um olho na terra, outro no calendário. Nesse clima de expectativa os sojicultores gaúchos têm se preparado para o dia 11 de outubro, quando começa o período oficial de semeadura da cultura no Estado. É assim desde 13 de julho, quando se iniciou, pela primeira vez na história do Rio Grande do Sul, o período de vazio sanitário para a cultura, determinado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A proibição de semeadura termina à meia-noite de 10 de outubro no Estado, e as plantadeiras podem entrar em ação no segundo seguinte, em uma área estimada em 6,5 milhões de hectares, conforme a Emater-RS. O número é 2,8% maior que o verificado na safra passada.

Ainda de acordo com a autarquia estadual, em condições adequadas de clima, a expectativa de produção é de 20,1 milhões de toneladas, 124% superior as 9,1 milhões de toneladas colhidas na temporada 2021/2022. A produtividade projetada é de 3,1 mil quilos por hectare, 112,6% sobre a média de rendimento obtida na temporada anterior, de 1.472 quilos por hectare.

Leia mais no Jornal do Comércio