Porto Alegre, sábado, 28 de setembro de 2024
img

Proposta da UE sobre meio ambiente dificulta acordo com Mercosul, foco de Lula na Espanha, por Janaína Figueiredo/O Globo

Detalhes Notícia
Adendo pede a antecipação de metas já anunciadas pelos países em conferências internacionais e a incorporação de entendimentos globais ao acordo de livre comércio. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursou no Fórum Empresarial Brasil-Espanha em Madri nesta terça Ricardo Stuckert / Presidência

 

 

No primeiro dia de sua viagem à Espanha, na terça-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou confiança na conclusão das negociações do acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia (UE) ainda neste ano, quando o Brasil assumirá a presidência temporária do bloco latino-americano e a Espanha, do Conselho da UE em julho.

— Acho que a Espanha na presidência da UE poderá ajudar muito na conclusão desse acordo, que eu imaginava que ia ser feito no meu primeiro mandato e não foi — afirmou durante o Encontro Empresarial Brasil-Espanha. — Espero que a gente consiga agora — acrescentou.

Mas, nas últimas semanas, as chances de o acordo ser assinado até o fim do ano encontraram alguns entraves, afirmaram ao GLOBO fontes dos governos do Brasil e da Argentina.

Leia mais em O Globo