A Prefeitura de Porto Alegre contratou uma empresa que fará os estudos, laudos e projetos necessários para contratar a demolição do Edifício Galeria XV de Novembro, conhecido como “Esqueletão”. Localizado entre a rua Marechal Floriano e a avenida Otávio Rocha, o prédio foi desocupado em 2021 por apresentar problemas de estrutura. Na última quarta-feira, a Justiça deu um prazo de 15 dias úteis para o Município apresentar o cronograma dos trabalhos que colocarão a edificação no chão.
Até a primeira o final da primeira quinzena de julho, o material contratado será entregue pela prefeitura, ainda dentro do prazo estipulado, e a partir daí divulgará a previsão para os procedimentos. Em paralelo, a Procuradoria-Geral do Município (PGM) tratará com a Justiça as demandas solicitadas. Em abril deste ano, o juiz da 10ª Vara da Fazenda Pública do Foro Central de Porto Alegre, Eugênio Couto Terra, autorizou a demolição com o reconhecimento da possibilidade de ressarcimento dos custos da efetivação com os proprietários do imóvel, na proporção correspondente a cada condômino.
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