Porto Alegre, quinta, 28 de novembro de 2024
img

Do hobby ao negócio com apicultura/Correio do Povo

Detalhes Notícia
Cultivo de mel recebeu investimento de dinheiro e de tempo. Produtor adotou a produção como prioridade a partir de 2020 | Foto: Eduardo Rocha / Divulgação / CP

 

 

O que antes era considerado uma espécie de hobby para Volmir Angelo Carboni passou a ser prioridade desde o final de 2020, quando o filho mais velho, Brunno Luigi, também pegou o gosto pela apicultura e decidiu se dedicar aos estudos da produção. Desde então, a dupla tem investido tempo e dinheiro no cultivo de mel. A produção da marca Afável ocorre em uma área aproximada de 150 hectares de mata localizada na Costa do rio Forqueta, na cidade de Coqueiro Baixo, próximo a Nova Bréscia.

O espaço comporta cerca de 200 colmeias próprias, instaladas por Carboni em parceria com Eloi Giovanaz, este com mais de 40 anos de experiência. Completam a produção outras 400 colmeias de apicultores parceiros: a jovem Jéssica Bettio Meneghini e o casal Ironi e Maria Stefani. Juntos, os apicultores devem produzir, em 2023, aproximadamente 10 toneladas de mel do tipo Flor de Uva do Japão e Flores Silvestres. O produto será destinado a empórios da cidade, rede de farmácias e mercado externo, além de venda pelo e-commerce. “Enxergamos essa oportunidade quando passamos a desbravar a região e conhecer a qualidade do mel produzido no Vale do Taquari”, explica Carboni.

Leia mais no Correio do Povo