Porto Alegre, segunda, 07 de outubro de 2024
img

RS: Novo edital de concessão do Jardim Botânico deve ser lançado em outubro, por Bruna Tkatch/Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Governo diz que concessão do Jardim Botânico será do serviço, e que a parte de pesquisa e ciência segue com o governo ANA TERRA FIRMINO/JC

 

 

Depois de uma tentativa falha, no final do ano passado, de conceder o Jardim Botânico de Porto Alegre – espaço público de pesquisa, conservação, educação ambiental e lazer – à iniciativa privada, a Secretaria de Parcerias e Concessões (Separ) do governo do Rio Grande do Sul informou nesta terça-feira (1º) que deve lançar até outubro um novo edital.

No último trimestre de 2022, um edital de concorrência pública internacional, que previa um investimento total de R$ 247.243.809,54 para requalificação, modernização, operação e manutenção da infraestrutura foi publicado no Diário Oficial. Não houve interessados no modelo de concessão oferecido pelo Estado, com duração de 30 anos.

O secretário-executivo da Secretaria de Parcerias da época, Marcelo Spilki, argumentou que o cenário econômico ruim explicaria a ausência de propostas. O edital da concessão do local foi elaborado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com apoio do consórcio Araucárias e do Instituto Semeia, sob coordenação da Secretaria de Parcerias (Separ), Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) e Procuradoria-Geral do Estado (PGE).

Leia mais no Jornal do Comércio