Porto Alegre, quarta, 22 de janeiro de 2025
img

Aulas práticas e conceitos de economia aproximam crianças da realidade financeira — tudo em inglês.

Detalhes Notícia
Fotografias (Fábio Rebelo - Estúdio Velvet)

 

 

Como ensinar crianças e adolescentes a entender o valor do dinheiro? Na English Office, uma escola de inglês em Porto Alegre, a resposta foi criar uma economia fictícia dentro da sala de aula. Com empregos, salários e contas a pagar, o Classroom Economy Project ensina, de forma prática, conceitos de finanças e empreendedorismo.

O método utiliza o “English Office Dollar” como moeda. As crianças assumem empregos como gerente de materiais ou DJ da turma e recebem salários. Com o dinheiro, pagam aluguel de suas carteiras, enfrentam despesas e podem participar de leilões e vendas internas. “O objetivo é ensinar autonomia, responsabilidade e pensamento de longo prazo, que são competências essenciais para o futuro”, destaca a fundadora Ana Lúcia Leitão.

A escola também mantém um projeto de voluntariado para 50 crianças em situação de vulnerabilidade social e promove eventos culturais e imersivos como Camp Night (acampamento noturno), festa de Halloween (Dia das Bruxas) e o tradicional feriado de Thanksgiving Day (Dia de Ação de Graças).

Completando 30 anos de atuação, a English Office celebra em fevereiro a mudança para sua nova sede no bairro Moinhos de Vento. ” Nosso objetivo sempre foi mais do que ensinar inglês. Queremos formar cidadãos globais, com competências que vão prepará-los para o mundo. A mudança para o novo espaço e o marco dos 30 anos refletem nosso compromisso com a inovação e a excelência no ensino”, afirmam em coro os professores e sócios Antônio Carraro, Ana Lúcia Leitão, Mirna Zuge e Lúcia Pinto.